sexta-feira, janeiro 18, 2008

Dia 16 de Janeiro, o dia dos Santos Mártires Franciscanos

No passado dia 16 de Janeiro, que pareceu um dia igual aos outros, foi o dia dos santos mártires franciscanos, vítimas do pacifismo muçulmano. Esses mesmos mártires inspiraram Santo António de Lisboa ( por ter nascido em Lisboa) ou de Pádua (terra onde morreu) a ser franciscano. Chegou a ir evangelizar em Marrocos.

Os santos mártires franciscanos foram:

- Acursies (leigo);
- Adjutus (leigo);
- Beraldus (padre);
- Otto (padre);
- Pedro(padre);

Foram enviados por São Francisco de Assis para evangelizar os Mouros ocidentais. Eles pregaram em Itália, Aragão, Coimbra, Sevilha e finalmente em Marrocos, onde foram banidos e a seu regresso martirizados. (1)

Foram martirizados em Marrocos por flagelação até que apareceu a descoberto as suas costelas, depois de terem vertido óleo fervente e vinagre nas suas feridas, arrastaram os seus corpos em pedras afiadas e depois decapidados à espada. As suas relíquias foram resgatadas e agora estão no Mosteira da Santa Cruz em Coimbra. (1)

Foram canonizados pelo Papa Sixtus IV em 1481. (1)

Os Santos mártires que foram pregar, sem violas para embalar os pacíficos mouros, deram exemplo com os seus corpos torturados e induziram Sto António a ser franciscano; o qual foi evangelizar a Marrocos mesmo tendo visto o que acontecera aos frades. Eis exemplos de coragem!

Querido Santo António, tornaste-te um Franciscano com esperança de partilhar o vosso sangue por Cristo. Nos planos de Deus designados para vós, a vossa sede de martírio nunca foi satisfeita. Santo António, Martir de Desejo, orai para que me torne menos amedrontado, para que me mantenha firme e seja contado como um seguidor do Senhor Jesus. Intercedei também pelas minhas outras intenções. (nomeá-las) (2)

(1) Catholic-Forum, Adjutus, em: http://www.catholic-forum.com/saints/sainta83.htm, acedido a 18/01/2008
(2) Catholic-Forum, Franciscan Mission Associates, Prayer to Saint Anthony of Padua, Martyr of Desire, em: http://www.catholic-forum.com/saints/pray0705.htm, acedido a 18/01/2008.



segunda-feira, janeiro 14, 2008

Papa Bento XVI vira costas...à missa nova.

Maurizio Brambatti, Reuters

Hoje, dia 14 de Janeiro de 2008 do ano do Senhor, saiu no Correio da Manhã uma notícia sobre o Papa Bento XVI tinha virado as costas aos fieis. Mas no desenvolvimento da notícia lá explicam:

«
Isso obriga a que em alguns momentos o Papa fique de costas para os fiéis e de frente para a Cruz”, explica o Vaticano, sublinhando que a “liturgia” decorreu sob as regras do Concílio Vaticano II.»(1)

Para o laico, o Papa virou as costas para os fieis no entanto quando vira as costas para Deus não se importa. No palco é que não se dave dar as costas aos espectadores. Na missa fica-se de frente para Deus e acidentalmente de costas para os fieis, não por desrespeito, mas por acidente de nós, pobres pecadores, termos costas.

Viva o Papa que nos leva à Verdadeira Missa!

(1) Correio da Manhã, Bento XVI vira costas a fieis, em: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=273538&idselect=91&idCanal=91&p=200, acedido a 14/01/2008.