segunda-feira, maio 23, 2005

Código DaVinci

«...é para o povão, que adora festas glamurosas. Aí “O Código da Vinci” estará no seu ambiente, uma vez que o filme é muito mais compatível que o livro com a paralisia do pensamento. Além disso, a história é um thriller, com seus indefectíveis assassinatos e correrias por seca e Meca, e portanto muito mais propícia a insuflar a sua mensagem ideológica, nas mentes desarmadas dos espectadores, por meio das cenas de ação do cinema, do que pelos relatos pseudo-históricos do livro. De resto, o cinema presta-se à maravilha para explorar o “Código Voltaire”, isto é, a conspiração informal da “cultura” contra o Cristianismo. Quem se lembraria ainda do sub-mental Jean-Luc Goddard e de seus placards ideológicos filmados, sem o blasfemo “Je Vous Salue Marie”? Que seria do delirante Buñuel, e do sórdido Almodóvar, e do crasso Kazantzakis de “A Última Tentação de Cristo”, e desse facinoroso Luc Bresson, com a sua Joana D´Arc de hospício, sem o chamado “cinema de arte” e sua guerra de emboscadas contra Deus e a Igreja ? Quem daria um real por essas “obras de arte”, despojadas de seu conteúdo de mentira, escândalo e calúnia, devidamente louvado como o ”non plus ultra” da inteligência pela ensurdecedora barragem de propaganda que as cerca ? Mas o povo, com a sua inata sanidade mental básica, não assiste a “cinema de arte”. Daí porque fatalmente o “Código Da Vinci” chegará aos cinemas populares, e depois a todas as casas por meio da “telinha”. E o que era um alinhavado de falsidades inverossímeis, à custa de ser reiterado e repetido, será aceito por milhões como verdade histórica, como vem seguidamente acontecendo. »

in www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas& subsecao=cronicas&artigo=codigovoltaire&lang=bra

4 comentários:

Anónimo disse...

O código da Vinci é um livro de ficção sim senhor...mas não deixa de levantar algumas questões sobre a igreja que eu própria já coloquei; uma delas é o papel da mulher na sociedade cristã, ou a tentativa dos mais altos cargos da igreja de as ignorar, como por exemplo só há pouco tempo lhes foi possível exercer o sacerdócio, enquanto que já há milhares de anos os homens já o faziam. Isto quando não as está a criticar acerca da forma do planeamento familiar de cada um, uma vez que as pessoas são livres de escolher se têm ou não condições para pôr um novo ser neste mundo...ou seja novamente a hipocrisia da nossa "Santa Igreja Católica".

Agnus disse...

Colocaste questões, mas esqueceste-te de colocar respostas às tuas questões.
O papel da mulher na sociedade cristã é bem melhor do que na sociedade muçulmana. Ou será que preferes andar de burqa? A mulher é como o homem livre de agir e pensar e ao contrário do que possas pensar a mulher não é inferior ao homem. E digo-te mais ainda, dou-te um exemplo de uma grande mulher: Virgem Maria. Ser santo é algo muitissimo melhor que ser sacerdote! Foi a Virgem Maria que teve maiores Graças e Dons de Deus.
Mas o que é isto: "só há pouco tempo lhes foi possível exercer o sacerdócio"; em que igreja? Só na protestante, pq na católica isso ainda não ocorreu nem ocorrerá! Porquê? Pq o sacerdote atua "in persona Christi", isto é, empresta a sua voz a Cristo e no Santo Sacrificio, a missa, qdo o sacerdote diz "Isto é meu corpo" significa o corpo de Cristo e não o dele, o do sacerdote.
Por isso, é absolutamente impossível que uma mulher seja ordenada sacerdote, porque ela não pode dizer:"Isto é meu corpo", referindo-se ao Corpo de Cristo, Deus e homem.
Qdo a Igreja critica o planeamento familiar, critica todos: homem e mulher. E cada um pode planear a constituição da sua familia segundo formas naturais e não pelas artificiais. São as artificias: pilula, preservativo, etc, e essas é que são criticadas pela Santa Igreja pq reduzem o sexo à simples função de prazer, o que para ti deve ser óptimo já que criticas o nascimento de novos seres.
E mais, a argumentação de que não há condições para receber 1 novo membro na familia é sempre de caracter egoista. Tipo: estraga o peito, a barriga, custa dinheiro e ocupa mto tempo.
Mais qq coisa digo dps.

Anónimo disse...

Desculpa...mas não percebi a parte do caracter egoista!!! Achas certo que muitos pais inconscientes ponham filhos neste mundo quando na realidade não têm condições para os criar...pois eu não acho. Achas justo que essas crianças passem necessidades de caracter económico e,também por vezes, de caracter afectivo? Uma vez que os irresponsáveis que os puseram no mundo se estam a marimbar para elas!!! Quanto ao facto das "gravidezes" deformarem o corpo isso é o de menos pois quando se ama verdadeiramente alguém, como é o caso de amor de mãe por um filho, não existem esse tipo de preocupações. Já agora também aproveito para me manifestar pois o facto de utilizares esse argumento, a gravidez e a consequente deformação do corpo da mulher, só prova que nã me conheces verdadeiramente....;)

Agnus disse...

Esta tarde não tou inspirado para argumentar... isto é, se realmente estive algum dia inspirado...

Vou começar pelo fim, ainda bem que não te preocupas com a "deformação" do corpo durante a gravidez. E isso não era exclusivo para ti, deves sabes melhor que eu que há quem diga que não quer ter filhos pq estraga o corpo. E se não ouviste, sorte a tua.

Falta de dinheiro, afecto ou outras necessidades não são desculpas para não haver gravidezes...daki a pouco estaremos a debater o aborto...
Vamos recordar onde ficamos: "[..]criticar acerca da forma do planeamento familiar de cada um" foi isto que disseste. E recordo que a Igreja apenas critica os métodos artificiais.

E é para irresponsáveis que fornicam e por consequência têm filhos e que se estam a marimbar para as crianças que deve ir maior desaprovação de todos. Não para as crianças. E fico contente por estares do meu lado nesse ponto.
As crianças não têm culpa dos pais serem assim... e não é por isso que elas não merecem existir.

"Achas justo que essas crianças passem necessidades de caracter económico e,também por vezes, de caracter afectivo?" Não, não acho justo. Mas parece-me que na tua justiça é melhor aprovar os irresponsáveis que se marimbam para as crianças do q aprovar a vida da criança!

Sobre ti sei que gostas de crianças... portanto vê lá o que fazes no futuro.

ps: amanhã é dia da criança, podes me oferecer qq coisa :P