segunda-feira, março 31, 2008

Regina Caeli

Dizem que o povo não sabe latim, até pode ser verdade. Pode não saber latim profundamente, mas ao menos reza em latim. Sim, carissimo leitor, o povo já reza em latim, pelo menos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Portanto, não vale argumentar que lá por não se saber falar fluentemente em latim não se possa rezar nessa dita língua, como se tal fosse uma prática escandalosa.

Para que o benévolo leitor possa confirmar o que digo, aconselho-o a ouvir a oração Regina Coeli pelo próprio Papa neste domingo dia 30 de Março de 2008 anno Domini. O Papa inicia a oração e umas vozes respondem, infelizmente neste domingo essas vozes não se ouviram muito bem, e o povo responde, em latim, juntamente com essas vozes, que ignoro de quem sejam.

Aqui segue a oração Regina Coeli *(clique para ouvir):











Latine (1)
em português (1)
Regína cæli lætáre, allelúia.Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia!
Quia quelli merúisti portáre, allelúia.Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Resurréxit, sicut dixit, allelúia.Ressuscitou como disse. Aleluia!
Ora pro nobis Deum, allelúia.Rogai por nós a Deus. Aleluia!
Gaude et lætáre, Virgo María, allelúia.D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia!
Quia surréxit Dominus vere, allelúia.C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
Orémus.
Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Iesu Christi mundum lætificáre dignátus es, præsta, quǽsumus, ut per eius Genetrícem Virginem Maríam perpétuæ capiámus gáudia vitæ.
Per eundem Christum Dóminum nostrum. Amen.
Oremos.
Ó Deus, que enchestes o mundo de alegria
com a ressurreição do Vosso Filho, nosso
Senhor Jesus Cristo,
concedei, nós vo-lo pedimos,
que pela intercessão da Virgem Maria,
Sua Mãe,
alcancemos as alegrias da vida eterna.
Por Cristo, Senhor nosso.


* O ficheiro muda todas as semanas.

Actualmente a oração Regina Caeli é usada como um hino de alegria durante o Tempo Pascal (desde o Domingo de Páscoa até ao Domingo da Trindade, ate ano de 2008 desde dia 23 de Março até 18 de Maio) que se usa no lugar do Angelus. (2)

(1) Catecismo da Igreja Católica, Compêndio, acedido em http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html aos 31.III.2008 AD.
(2) Michael Martin, Regina Caeli, acedido em http://www.preces-latinae.org/thesaurus/BVM/ReginaCaeli.html aos 31.III.2008 AD.

7 comentários:

anónimo disse...

Eu testemunho que:

Ensinei durante um ano lectivo a crianas dos 6 aos 10 anos, formação musical e coral. Essa mesma letra e música foi aprendida numa aula. Foi a primeira vez que tinha ensinado gregoriano a crianças. A conclusão foi:

1 - aprenderam mais rápido o gregoriano que aas melodias populares apra crianças.
2 - o sosego e a concentração das crianças era maior durante o ensino e o canto gregoriano.
3 - Pediam mais e, por descuido meu, andavam a cantar gregoriano nos recreios (como me informou a directora da escola)
4 - Aprendiam a letra e a tradução (sem complicaçoes).
5 - Quando foram dizer á "maestra" da igreja que sabiam gregoriano e queriam cantar na missa da catequese a maestra negou tal pedido e deu-lhes umas musiquetas mais animadas.

Porque motivo os filhos dos tradicionalistas sabem rezar em latim desde muito pequenos? Porque sabem latim quando crescem? porque conseguem aprender as línguas latinas com maior facilidade que os outros?

O problema de hoje é que há católicos anti católicos e, consequentemente anti latim.

Agnus disse...

Tenho uma experiência semelhante.

Não sei gregoriano, nem cantar. Mas uma amiga minha q neste ano lectivo lecciona musica a crianças e a algum canto tb. Disse me que não pode ensinar nenhum tipo de música religiosa na escola. (É o ensino laicista...)

Na catequese, todos os 1ºs domingos são especiais para as crianças. Nesse domingo as crianças cantam musicas infantis sem jeito nenhum. E no domingo passado, dei com a catequista deles a pedir a uma mãe q fosse tocar o orgão da igreja, principlamente nesses domingos. Convem dizer que as canções q as crianças cantam são acompanhadas de coreografia...

Espero bem que o som do orgão seja imcompatível com aquelas músicas.

Anónimo disse...

Se têm coriografia, serão uma espécie de músicas carismáticas?

Deve ser, mais ou menos isso.

Agnus disse...

Não sei se são carismáticas ou não, a música em si é despida de sacralidade e a letra fala mto em "senhor", "Jesus"... E mais não sei, como não gosto nem presto a mínima atenção.

Sei que aquilo pode causar um certo disturbio nas crianças. Pois eu digo-lhes para estarem atentas e sossegadas durante a missa, mas nessa especial pra crianças (é interessante que não é especial para Deus) elas podem e lhes pedem para dançar.

CAELIUS FONTOURA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CAELIUS FONTOURA disse...

Caro ascedens,

Estou iniciando a experiência do ensino de cantos gregorianos à crianças da cateques em minha Paróquia. justamente por estarmos próximos à Páscoa, essa antífona - Regina Caeli- fará parte do nosso pequeno repertório inicial. Como sou estudante de Latim, já tenho um bom caminho andado, contudo, é a primeira vez que trabalho com um coral. Se puder enviar-me algumas dicas sobre execrícios de relaxamento e aquecimento vocal para crianças, ficaria muitíssimo grato. celiofontoura@yahoo.com.br

Pax Domini!

Márcia Lima disse...

Depois que conhecir esta musica minha vida mudou completamente, sindo uma paz... Que estou indo quase todos os dias a missa pra sentir essa paz da RAINHA DO CÉU!