Não é raro encontrar alguém que pensa que o pudor é coisa de antigamente, ou que já está extinto.
Nos dias de hoje, nunca houve tanta afronta ao pudor. Qualquer publicidade moderna é contra o pudor, quer seja publicidade de géis de banho, águas com fibras, talões de supermercado ou qualquer outra coisa. Actualmente tudo mostra a nudez! Mostrar a nudez está se a banalizar. E tais práticas são contra o Catolicismo.
Vejamos a definição de pudor segundo o catecismo:
Definição de pudor
§2521 A pureza exige o pudor. Este é uma parte integrante da esperança. O pudor preserva a intimidade da pessoa. Consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado castidade, exprimindo sua delicadeza. Orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união. (1)
§2522 O pudor protege o mistério das pessoas e de seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa; pede que sejam cumpridas as condições da doação e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade malsã. Torna-se discrição. (1)
Ora, modéstia é o que pouco se vê nas pessoas. Graças a Deus ainda há algumas pessoas que são modestas que se nota no modo de se vestirem. E não se importam de ouvir o comentário " vestes-te como uma freira."
Ora até a mocidade está a ser corrompida pela falta de pudor, em que a nudez é apresentada como coisa natural e até social. É o caso dos balneários que muitos deles são feitos de modo a não preservar a intimidade de cada um.
Segundo o catolicismo, ensinar o pudor às crianças é ensinar a respeitar a pessoa humana:
P.96.4 Pudor sinal da dignidade humana
§2524 As formas revestidas pelo pudor variam de uma cultura a outra. Em toda parte, porém, ele permanece como o pressentimento de uma dignidade espiritual própria do homem. O pudor nasce pelo despertar da consciência do sujeito. Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana. (1)
(1) Catecismo da Igreja Católica de A a Z, Pudor, em: http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/p/p.html#PUDOR, acedido a 09/10/2007.
terça-feira, outubro 09, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário