terça-feira, setembro 09, 2008

O que um católico deve conhecer...

Caríssimo Leitor, foi-me dado um papel com este título "O que é que um cristão católico deve saber e conhecer da religião católica?". O seu conteúdo pareceu-me importante e decido partilhar o primeiro parágrafo com o benévolo leitor:
Deve saber em primeiro lugar o Sinal da Cruz e perceber todo o sentido desta oração; depois deve conhecer o Pai-Nosso ensinado por Nosso Senhor Jesus Cristo, a Ave-Maria, a Salve Rainha, o Credo, o Glória ao Pai, o Acto de Contricção, a Confissão, os Dez Mandamentos, conhecer os Sacramentos da Santa Madre Igreja, as Bem-aventuranças, e como não podia deixar de ser a Oração a São José; todas estas orações devem ser meditadas palavra por palavra para não cairmos no relaxamento. Será esta a forma de aderirmos a uma cultura religiosa mais acentuada. Já dizia Sua Exª Revmª, o Senhor Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora: Quem não progride na fé - recua.

5 comentários:

Anónimo disse...

apanhaste uma parte que gosto muito "Quem não progride na fé - recua" ... =)
Nunca esqueci essa.

Anónimo disse...

Que fique registado que vou ser sempre leitor assíduo do Procedamus in Pace.
Descobri-o através de um comentário seu no blogue da Magdalia.

Anónimo disse...

Dr Régio Moura,
Não só o blog é bom, mas o próprio Agnus é um católico fiel, coisa que começa a faltar, infelizmente, na sociedade portuguesa.

Agnus,
porque não escreves qualquer coisa sobre a forma como as pessoas aí no Algarve vivem a espiritualidade, se já ouviram falar no rito extraordinário, etc. Digo isto por uma razão muito simples: geralmente diz-se, talvez com pouco rigor, que as pessoas do Sul são mais frias e indiferentes à religião. É verdade isso? A julgar por ti, não me parece!

Fica bem.

Agnus disse...

Olá Magdália, tens razão, as pessoas aqui no algarve são um pouco menos piedosas. Até se diz que no norte as pessoas saõ mto religiosas. Portanto bem vez como aqui as coisas saõ um tanto arrefecidas. E como dizes isto é apenas uma avaliação com pouco rigor, não quer dizer que o mais religioso algarvio é igual ao menos religioso nortenho...

anónimo disse...

E é bom saber que o autor do texto é um católico tradicional, idoso, com os estudos básicos. =)
Um bom Senhor, uma alma boa.